Os portais imobiliários surgiram como uma boa opção para o segmento imobiliário entrar no mercado digital. Eles foram crescendo em popularidade, muito por conta da praticidade em começar a fazer esse tipo de investimento e pelo lastro de outras grandes empresas do ramo dentro dessas plataformas.
No entanto, com a ascensão do marketing digital e a criação de novas estratégias e possibilidades para as imobiliárias, boa parte desse mercado tem experimentado uma abordagem mais individualizada a partir de sites próprios.
Os dois métodos tem suas vantagens e desvantagens, mas muitos gestores ainda se encontram confusos diante dessas opções e da falta de conhecimento a respeito de cada um desses modelos.
Afinal, como definir qual é a melhor opção para o seu negócio, já que cada imobiliária tem as suas particularidades com relação a público, estoque, ticket médio, etc.?
Com o enorme número de pessoas pesquisando imóveis pela internet e com as possibilidades que ela oferece para esse segmento, deixar a sua presença digital de lado pode significar perder dinheiro.
Para te ajudar nessa decisão, preparamos esse guia com pontos positivos e negativos de cada uma das opções, buscando esclarecer melhor como funciona a abordagem em portais e a opção por investir em um site próprio. Confira abaixo!
Portais imobiliários
Os portais imobiliários são uma espécie de vitrine digital, onde a sua empresa pode anunciar os seus imóveis em estoque de forma simples e sem precisar de conhecimentos na área de programação.
Nesses portais, você pode cadastrar seus imóveis, incluir diversas fotos e a descrição de cada um deles, para que pessoas interessadas possam encontrá-los dentre as possibilidades disponíveis em cada plataforma.
Vantagens dos portais imobiliários
A facilidade e a praticidade são os principais pontos positivos ao escolher pelos portais imobiliários. Confira outras vantagens:
- Maior visibilidade;
- Baixo custo;
- Exibição de muitas fotos de cada imóvel;
- Possibilidade de criar descrições completas dos imóveis;
- Praticidade: os portais podem ser acessados pelo computador ou pelo celular;
- Disponibilidade de estatísticas de acesso.
Desvantagens dos portais imobiliários
Apesar de ser uma possibilidade viável para muitas imobiliárias, ao anunciar em portais imobiliários, você acaba sofrendo com algumas limitações dessas plataformas. Principalmente com o fato de elas agregarem diversas imobiliárias em um mesmo local.
As pessoas que procurarem os portais terão acesso a inúmeras outras empresas concorrentes que serão apresentadas junto da sua, sem muita possibilidade de personalização.
Veja:
- Nos portais, a sua imobiliária é só “mais uma no bolo”;
- A sua marca fica em segundo plano;
- A visibilidade maior é do nome do portal e não da sua imobiliária;
- Público é mais genérico;
- Leads desqualificados;
- Baixa taxa de conversão de leads.
Site próprio
Como o próprio nome diz, a estratégia é construir uma página na web exclusivamente sua, a partir da identidade visual e dos diferenciais da sua empresa.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessariamente preciso conhecer sobre programação e códigos para elaborar seu site.
Hoje em dia já é possível utilizar plataformas que facilitam esse processo de montagem e hospedagem do site para a sua empresa. Assim, você pode economizar tempo e dinheiro nessa elaboração da página, estar integrado a um ecossistema que irá trabalhar constantemente em atualizações e ainda ter um endereço personalizado que abrirá novas possibilidades para o seu negócio.
Vantagens do site próprio
Ser o dono de um dos principais meios de comunicação do seu negócio é a principal vantagem do site próprio. Essa escolha te fornece mais liberdade para organizar as suas informações e para destacar os seus diferenciais, de acordo com o perfil dos seus clientes e das possibilidades particulares que a sua imobiliária oferece.
Com seu site, você também desbloqueia novas alternativas de chegar até os seus clientes, aumentando a gama de possibilidades do que você pode fazer com seu negócio dentro da internet. Dessa forma, o seu esforço pode ser muito bem recompensado.
Confira:
- Trabalhar melhor a sua marca e de maneira individualizada;
- Autonomia para estruturar as informações;
- Destacar os diferenciais da sua imobiliária;
- Possibilidade de realizar anúncios por conta própria;
- Controle das informações dos leads que acessam o seu site;
- Segmentação certeira a partir de anúncios;
- Página de destino para os seus anúncios sem concorrentes disputando a atenção do seu lead;
- Captação de leads mais qualificados;
- Oportunidade de fazer remarketing.
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Desvantagens do site próprio
Por outro lado, ter mais liberdade também traz mais responsabilidades com o seu site. Normalmente, esse é um processo mais custoso no primeiro momento, então tudo isso precisa ser levado em consideração:
- Maior esforço de implementação;
- Maior responsabilidade sobre o conteúdo do site (estoque, fotos, descrições, valores, etc.);
- Necessidade de realizar atualizações constantes.
Conclusão
Tanto portais imobiliários, quanto o site próprio são opções interessantes para estabelecer a presença digital da sua empresa. No cenário atual, não estar presente na internet é quase garantia de estar perdendo dinheiro.
Como milhares de pessoas utilizam a Internet para procurar por imóveis, é preciso entender qual é a melhor opção para o seu negócio.
Com os portais, você terá acesso a um volume maior de visitas e de leads. Porém não vai conseguir personalizar a sua página e nem trabalhar adequadamente a sua marca. Dessa forma, você tende a receber potenciais clientes que não tenham o perfil desejado e que podem acabar gastando muito tempo da sua equipe de vendas sem que novos negócios sejam fechados.
Já com o site próprio, você ganha autonomia para estruturar as suas informações e os seus imóveis da forma que for mais interessante para o seu negócio. Você pode dar destaque aos diferenciais que são mais relevantes para a sua imobiliária, por exemplo.
Entretanto, apesar de já existirem ferramentas de criação e hospedagem de sites, este processo costuma ser um pouco mais demorado e trabalhoso do que utilizar os portais de outra empresa e anunciar por lá.
Um dos maiores diferenciais do site próprio são as novas possibilidades que ele abre para você divulgar a sua empresa. Com site próprio, você pode começar a fazer anúncios online que podem direcionar melhor os imóveis para o cliente ideal do seu negócio e aumentar a qualidade dos leads que chegam até você, otimizando todo o processo da sua equipe de vendas.
Com essa opção se abre todo um novo leque de oportunidades que não é possível dentro dos portais imobiliários, já que você não é o dono do site.
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