Configurando as Exigências de Segurança do Facebook em seu Gerenciador de Negócios

Em janeiro de 2021, o Facebook deu início a algumas mudanças importantes em suas plataformas, originadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (2018) e pelas novas exigências da Apple para usuários de iOS 14, e exigências de segurança.

 

Você pode ler um pouco sobre isso aqui, nesta documentação oficial do Facebook de dezembro de 2020.

 

Assim, sua plataforma de anúncios, o Facebook Ads, passou a exigir dos anunciantes de todo o mundo algumas configurações técnicas para garantir a segurança de dados dos usuários, proteger as contas dos anunciantes contra possíveis tentativas de invasão ou uso indevido e amenizar um pouco os impactos dessas mudanças da Apple nas campanhas de anúncios.

 

Todos os anunciantes do Facebook, em nível Global, devem realizar os procedimentos a seguir em seus Gerenciadores de Negócios (BM), para evitar penalidades: 

  • Autenticação de dois fatores nas contas pessoais dos usuários incluídos no BM;
  • Verificação da empresa;
  • Inclusão de pelo menos dois administradores do BM;
  • Autenticação do Domínio;
  • Mensuração de eventos agregados.

 

ATENÇÃO! A não execução desses procedimentos pode ocasionar bloqueio da conta de anúncios, bloqueio das páginas comerciais, bloqueio do BM e, por fim, bloqueio irreversível do CNPJ do anunciante no Facebook Ads.

 

Autenticação em 2 fatores no Perfil Pessoal

 

Este é um procedimento que você e todas as pessoas que precisarem ser incluídas no seu BM precisarão fazer.

É um procedimento individual e ligado à segurança da senha e da conta pessoal de cada um, exigido pelo Facebook a todos os seus usuários. 

Quer saber como fazer? Então, clique aqui e siga o passo a passo oficial do Facebook.

 

Verificação da Empresa

 

Outro procedimento que visa aumentar a segurança da sua conta no Gerenciador de Negócios e evita penalidades do Facebook é a verificação da empresa.

Veja só como fazer!

 

1) Acesse seu Gerenciador de Negócios (BM); 

 

2) Em “Configurações do Negócios”, role o menu lateral à esquerda até a opção “Informações da Empresa”;

 

3) Na área à direita, clique em “Editar” e preencha todas as informações solicitadas, exatamente de acordo com o que está na documentação da sua empresa;

 

Caso conste “Não Verificado” no campo “Status de verificação da empresa”, clique em “Ver detalhes” e siga para o próximo passo do tutorial. Se já estiver como “Verificado”, então está tudo certo nessa seção e você pode seguir para o próximo procedimento.

 

4) Se você clicou em “Ver Detalhes”, a plataforma te direcionou para o “Centro de Segurança” do BM; 

 

5) No campo “Autenticação em dois fatores”, na área da direita, selecione a opção “Somente administradores” ou “Todos”. O importante é que o cadeado no topo fique verde;

 

6) No campo “Administrador secundário”, clique em “Adicionar” para incluir pelo menos mais um administrador no seu BM.

 

7) Recarregue agora a página para se certificar de que as configurações que acabou de fazer foram aplicadas.

 

8) Por fim, no campo “Verificação da empresa”, clique no botão “Iniciar verificação” e preencha todos os campos dos formulários que se seguirão, exatamente como consta na documentação de sua empresa, que você também deve enviar.

  • Se o botão de verificação estiver desabilitado, há aqui um passo a passo em vídeo (vídeo não oficial) que vai ajudar a resolver o problema (comece a partir do min 1:48).

  • Se o botão de verificação estiver desabilitado, passe o cursor sobre ele. Se aparecer uma mensagem semelhante a essa, significa que o cumprimento dessa exigência não se aplica à sua empresa. Pode passar para o próximo passo do processo.

 

Depois que finalizar esses procedimentos, é só aguardar até que o Facebook analise sua documentação e verifique sua empesa. 

 

Se houver algo errado, nesse mesmo campo aparecerá uma mensagem para te informar o que é e como corrigir. Se tudo der certo,  em breve você verá uma mensagem com a data da verificação, parecida com a do print abaixo:

 

Autenticação de Domínio

 

PROCEDIMENTO 1: inclusão e autenticação do domínio

1) Acesse seu Gerenciador de Negócios (Business Manager). Dica: no computador que estiver utilizando para fazer o procedimento, você precisa estar logado com o perfil do Facebook que tem acesso de administrador dentro do Gerenciador;

 

2) No menu preto lateral, clique em “Mais Ferramentas” e em “Configurações do Negócio”. Selecione o gerenciador com o nome da sua empresa para prosseguir;

 

3) Você verá uma página como esta abaixo (as imagens abaixo levam o nome da Big Hub, porque foram capturadas durante o nosso processo de autenticação de domínio e usadas aqui apenas como exemplo);

 

4) Role o menu até ver a opção “Segurança da Marca”;

 

5) Clique na opção “Domínios”;

 

6) Na coluna do meio, selecione o domínio da sua empresa. Se não houver nenhum domínio já adicionado, clique no botão azul “Adicionar”, na coluna do meio. Digite o domínio do seu site sem o “https://”, sem o “www.” ou outros complementos. Deve se parecer com algo como “nomedoseusite.com.br”. Pode ser que você precise atualizar a página para parecer o carregamento correto.

 

7) Na área à direita, clique na opção “Carregamento de Arquivo HTML”;

 

8) Seguindo as instruções exibidas, clique no link do item 1 e faça o download do arquivo HTML para o seu computador;

ATENÇÃO! Não altere o nome do arquivo baixado, pois isso invalidará o código.

 

9) Envie o arquivo por e-mail ou via WhatsApp para o(a) desenvolvedor(a) /programador(a) responsável pelo seu site e solicite que ele(a) suba o arquivo para a pasta raiz do site (normalmente, é a pasta “public_html”). É muito importante que ele(a) também não altere o nome ou a extensão do arquivo, para que o código não seja invalidado;

 

10) Após a confirmação dele(a), de ter finalizado o procedimento na pasta mencionada, retorne ao Facebook Business para finalizar o processo de autenticação. No item 3, clique no link indicado e espere abrir uma nova página, exibindo apenas um código;

 

11) Feche a página e finalize a verificação no Gerenciador de Negócios, clicando no botão verde VERIFICAR;

 

12) Se o processo tiver sido feito corretamente, a mensagem de sucesso aparecerá em sua tela.

 

Caso não veja a mensagem de sucesso, uma mensagem de erro aparecerá logo acima do botão “Verificar”. Entre em contato com seu desenvolvedor/ programador novamente e comunique o erro. Peça que ele refaça o processo, assegurando-se de seguir as orientações enviadas.

 

PROCEDIMENTO 2: inclusão da analista no BM para finalização das configurações técnicas

 

1) Vá até a opção “Pessoas”

 

2) Clique no botão azul “Adicionar”;

 

3) No box que irá aparecer, insira o meu e-mail do outro administrador; 

 

4) Ative a chave de “Acesso do Administrador” e depois clique em “Avançar”;

 

5) No próximo box, haverá 3 colunas. Todos os itens que aparecerem na primeira coluna devem ser selecionados para a concessão de acesso. Basta clicar, por exemplo, no ativo “Página”; na coluna do meio, marcar a bolinha que aparece em frente ao nome da página de sua empresa; na coluna da direita, ativar a última chave “Gerenciar Página”

ATENÇÃO! Antes de clicar no botão “Convidar”, volte à primeira coluna desse box e repita o procedimento deste item 5 em todas as opções listadas ali. No exemplo abaixo, só há algumas opções, mas pode ser que sua empresa tenha outros ativos, então lembre-se de marcar todos os que sua empresa tiver.

 

6)  Após fazer isso com todos os ativos, clique em “Convidar”.

 

Depois de concluídos os processos, será possível seguir com as demais configurações de segurança, que dependem das ações descritas acima.

Caso essa autenticação de domínio não ocorra, a plataforma já está informando que as campanhas serão impedidas de rodar.

 

Mensuração dos eventos agregados (iOS 14)

 

Se você não tem um site para usarmos em suas campanhas, este procedimento não se aplica ao seu negócio e você não precisa continuar. Mas se você possui um site, vamos para o passo final de verificação do Facebook Ads!

 

Por causa das exigências da Apple ao Facebook, sobre o rastreio de eventos de usuários de iOS 14, há uma configuração técnica ligada ao processo de rastreamento dos eventos dos usuários em seu site que precisa ser feita em sua conta.

 

Mas não se preocupe, para isso, basta adicionar um membro do seu time de parceiros de Facebook Ads no seu gerenciador, conforme o passo a passo a seguir, e providenciaremos a configuração dos eventos agregados para você.

 

Para incluir o seu parceiro para finalização das configurações técnicas, siga os passos abaixo:

 

1) Vá até a opção “Pessoas”

2) Clique no botão azul “Adicionar”;

3) No box que irá aparecer, insira o meu e-mail do outro administrador; 

4) Ative a chave de “Acesso do Administrador” e depois clique em “Avançar”.

 

Pronto! Agora você já está pronto para fazer seus anúncios da melhor maneira e com maior segurança.

Aproveite que a nossa equipe está pronta para garantir o seu sucesso e a entrega de leads qualificados para o seu negócio.

 

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