Como criar vídeos para o YouTube no mercado imobiliário?

R6CFKB A man looks at his iPhone which displays the Youtube logo, while sat at his computer desk (Editorial use only).

O YouTube foi fundado há 18 anos e atualmente, é considerado a maior plataforma de vídeos do mundo. Nele, o usuário consegue navegar e encontrar diversos tipos de conteúdos, desde vídeos educativos até entretenimento. Dessa forma, você pode utilizar o site na sua estratégia de marketing imobiliário, reforçando a sua marca e atraindo novos leads. Então, se você está pensando em começar a produzir para essa plataforma, este artigo pode ajudar você.    

 

1 – Planejamento estratégico

Antes de iniciar a produção dos seus vídeos, é importante definir uma estratégia. Para isso, você precisa determinar o propósito do vídeo, qual será o assunto e qual será seu público-alvo. Certifique-se de que você possui conhecimento sobre o tema e que ele seja atrativo e direcionado para quem assistirá. Além disso, utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave para identificar termos relacionados ao seu tema, assim você pode utilizá-los no título do vídeo, na descrição e nas hashtags, o que ajudará a otimizar seu vídeo para melhor visibilidade nos resultados de busca.

 

2 – Conteúdo atraente

Utilize imagens e textos atrativos para chamar a atenção dos seus leads e mantenha a sua mensagem clara e objetiva. No caso de imóveis, não deixe de colocar as informações mais relevantes, como localização, metragem e número de quartos. Além disso, também é importante utilizar bons equipamentos para garantir uma boa qualidade de imagem, som e edição. Hoje em dia, vários celulares possuem uma excelente qualidade de imagem e é possível utilizá-los para filmagens. Neste caso, lembre-se sempre de limpar bem a lente da câmera com um pano limpo e macio.

 

3 – Duração dos vídeos

Se você está produzindo anúncios, mantenha o vídeo curto. A duração ideal para anúncios não puláveis é de 15 a 20 segundos. Já para anúncios puláveis, é permitido vídeos maiores, mas a recomendação é que eles tenham menos de 3 minutos. No geral, recomendamos ter versões de 15 e 30 segundos para vídeos institucionais e em vídeos de imóveis, também versões de 1 minuto, caso o conteúdo seja bem interessante.

É de extrema importância que os 5 primeiros segundos do vídeo apresentem o produto, a marca e que sejam cativantes. É isso que vai fazer o usuário não apertar o botão de pular o anúncio. Se o vídeo for institucional, ou seja, se o assunto for sua imobiliária, garanta que nos segundos iniciais você já diga de cara o principal diferencial a ser tratado.



4 – Gravação

Escolha um local silencioso e bem iluminado para a gravação. A preferência é sempre por luz natural, mas você também pode usar a iluminação artificial. Posicione a câmera em um ângulo adequado e garanta que você esteja centralizado no quadro, mantendo o cenário limpo e livre de distrações. Além disso, utilize um microfone externo para garantir uma qualidade de áudio e evite ruídos de fundo que possam interferir na qualidade do som.

 

5 – Siga as especificações do YouTube

As especificações exigidas pela plataforma garantem uma maior qualidade do conteúdo que está sendo produzido e que será consumido. Por isso, se atente ao formato do arquivo, duração mínima, proporção e resolução. Para essas e outras informações, acesse aqui as orientações técnicas da plataforma.

 

6 – Chamada para Ação (CTA)

As Chamadas para Ação são estratégias persuasivas que direcionam a audiência a realizar ações específicas durante ou depois de assistir o vídeo. Desde se inscrever no canal até compartilhar o conteúdo, ou seja, as CTAs têm um impacto significativo na construção de engajamento e no aumento do alcance do conteúdo. Por isso, em algum momento do seu vídeo, sempre use frases como “Visite nosso site”, “Inscreva-se no canal” ou “Entre em contato”. A Chamada para Ação também deve estar contida na descrição do vídeo e por isso, o ideal é que ela esteja sempre alinhada com o objetivo do seu vídeo definido lá no planejamento inicial. 
Para mais orientações, baixe este PDF do próprio YouTube.

Desse modo, criar um vídeo para o YouTube envolve um processo detalhado, desde o planejamento até a publicação. Mas, se você seguir os passos deste guia, estará bem encaminhado para produzir conteúdo de qualidade que engaje e atraia sua audiência. Lembre-se de ser criativo, dedicado e paciente em sua jornada de criação de vídeos no YouTube. 

Gostou deste artigo? Compartilhe com sua equipe ou com alguém que gostará de ler!

>>   Curtiu? Compartilhe este conteúdo com sua rede!   <<