Fotos de imóveis – como otimizar e gerar leads

As fotos de imóveis representam um ponto central em qualquer estratégia de marketing Imobiliário. Portanto, corretores e imobiliárias precisam conhecer mas de perto os detalhes sobre otimização de imagens em sites.

O SEO – Search Engaine Optimization, em português otimização de mecanismos de busca, também deve ser aplicado as suas fotos imobiliárias. Para impulsionar o seu site e gerar um número muito maior de leads e conversões em vendas.

Porém, esse é um assunto que gera muitas dúvidas. Afinal, como fazer a otimização de imagens na prática? Muitos corretores e imobiliárias acreditam que é necessário um nível de conhecimento técnico. Mas, na verdade não é necessário.

Foi pensando nisso que preparamos esse guia sobre como otimizar fotos de Imóveis e melhorar o seu marketing imobiliário. Reunimos apenas dicas que funcionam, são relevantes e que você mesmo pode aplicar no seu site.

Vamos lá? 

O que é a otimização de fotos de imóveis no SEO para imobiliárias?

A otimização de fotos de imóveis é aplicação de técnicas de SEO para imobiliárias que melhoram o posicionamento das fotos no Google. Então, se você ainda não conhece essas técnicas precisa conhecer.

Big Hub Muler sorri sobre painel escrito SEO

As pessoas buscam Imóveis conforme suas preferências e o bairro de localização. Então, quando entram no site da imobiliária para conferir as opções disponíveis, as fotos disponíveis são parte importante no processo de tomada de decisão.

Todas as imobiliárias e corretores precisam ter seu site, redes sociais e portais Imobiliários cheios de fotografias. Seu site pode estar no Ingaia, Vista Software ou em outra plataforma Imobiliária cheia de recursos voltados para o setor. Ainda assim, as fotos para venda de imóveis são sua responsabilidade. E são cruciais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital Imobiliário.

E por que estamos falando do Google? Simples, esse é o buscador mais utilizado no mundo todo. Inclusive, a maioria dos dispositivos como computadores, tablets e celulares já vem configurada de fábrica para usar o Google como motor de pesquisa.

Vamos entender melhor a seguir.

Porquê escolher as fotos de imóveis certas é importante para gerar mais leads?

A escolha da foto certa é um ponto importante para o conteúdo do seu site. Afinal, as fotos tem um grande poder de atração perante o usuário interessado em adquirir um novo imóvel. Logo, boas fotos de móveis agregam mais valor ao seu portfólio de vendas.

Big Hub Casa Branca ao entardecer

Com as comodidades trazidas pela internet as pessoas podem encontrar praticamente qualquer informação online. Quando se trata de imóveis é a compra mais importante da vida de qualquer pessoa. Pois, o imóvel é um bem de alto valor. Conquistar a casa própria é um sonho para muitos brasileiros.

Também há empresas ou empreendedores que buscam imóveis comerciais. Você pode ter tudo isso para oferecer na sua imobiliária. Mas, é preciso Inserir a foto da forma correta no seu site para que ela apareça nos resultados das buscas feitas no Google.

Agora, porque as fotos certas são tão importantes no Marketing imobiliário? Em primeiro lugar, é como diz o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Logo, boas fotos de imóveis podem ser a diferença entre o cliente sair de casa para negociar um imóvel com você ou desistir da compra.

Os compradores sempre querem saber todos os detalhes possíveis sobre o imóvel antes de agendar uma visita. Então, buscam informações como:

  • Quantos cômodos a casa ou apartamento possui;
  • Se tem quintal e qual o tamanho:
  • Detalhes de pisos;
  • Os detalhes dos banheiros;
  • Estado da pintura e assim por diante.

Mas, também existem outros bons motivos.

As fotos certas vendem seu imóvel

Se a foto do imóvel não chamar atenção comprador dificilmente vai se interessar por ele. Então, quando uma pessoa está interessada em adquirir imóveis ela faz uma busca online. E vai se interessar pelas pelas opções cuja as fotos mais chamarem atenção.

Pense como um comprador pode se apaixonar por aquele imóvel e querer comprá-lo. E até mesmo ser capaz de ignorar pequenos defeitos internos porque a casa tem algo que se sobressai. Tudo começa com uma foto certa.

Boas fotos de imóveis atraem tráfego adicional

É inegável que existem alguns negócios onde as fotos e imagens são elementos de destaque para atrair novas leads. Esse é justamente o caso do setor Imobiliário.

Aqui é outro ponto importante. O Google Imagens oferece um link que permite que o usuário clique. E seja redirecionado para o site onde a foto está. Ou seja, se um possível comprador encontrar uma foto de imóvel disponível no seu site dessa forma, ele vai ser redirecionado na hora, assim que clicar.

Uma foto com um bom SEO para imobiliárias e que chame atenção para o imóvel, é o chamariz perfeito para atrair tráfego adicional ao seu site.

Diminua o tempo de carregamento do site

Outra das principais vantagens de otimizar as fotos de imóveis é diminuir o tempo de carregamento do seu site. 

Isso porque faz parte da otimização de imagens reduzir o tamanho dos arquivos. E nós sabemos que boas fotos de imagens precisão de uma resolução elevada para que tenham boa qualidade.

E não é difícil fazer isso, já que existem ferramentas online gratuitas onde você precisa apenas subir a imagem e ela reduzirá automaticamente o tamanho. Tudo mantendo a mesma qualidade de imagem.

Vamos conhecer algumas opções dessas ferramentas mais à frente nesse artigo.

Se destaque no Marketing imobiliário com conteúdo viral

Não há nada melhor para qualquer Imobiliária quando as fotos dos seus imóveis à venda viralizam. Afinal, a principal característica desse tipo de conteúdo é atingir um número muito grande de pessoas.

E as imagens possuem um grande poder de viralização. Por exemplo, um artigo com imagens gera 650% mais visualizações que um artigo sem imagens. Uma das estatísticas de SEO para imobiliárias mais interessantes.

A fotografia certa, que destaque o imóvel à venda, direcionada ao público correto, pode trazer grandes resultados. Dessa forma, mais leads não chegaram ao seu site. E suas chance de fazer maiores conversões em vendas serão muito maiores.

No entanto, só é possivel alcançar resultados assim quando suas fotos de imóveis conseguem ser encontradas pelo seu público. E isso significa estar bem posicionado nas buscas do Google.

Marketing imobiliário: 7 pontos fundamentais ao fotografar um imóvel 

No Marketing Imobiliário o processo da realização ver fotos de imóveis também é importante. Dessa forma, é preciso considerar o sucesso da sua estratégia de desse momento.

Afinal, as pessoas recebem muitas informações através de imagens. Para isso não é preciso fazer nenhum esforço, basta olhar. Pois, o processo é automático. Então, quando a imagem destaca os pontos positivos do imóvel, essa é a informação que o futuro comprador recebe.

Por outro lado, quando a foto não é planejada, ela pode não ser muito atrativa.Com isso entendemos que não basta apenas fotografar um ambiente para mostrar como ele é. É preciso ter alguns cuidados ao fazer a foto.

1. A vista importa para o marketing imobiliário

Não é apenas o design interior, a funcionalidade o conforto que importam para os compradores. Pois, as pessoas também gostam de ter uma bela vista de suas janelas.

Big Hub Foto de imóveis, mulher olha vista da varanda do quarto

Para alguns compradores que buscam imóveis em regiões específicas à vista pode até ser um dos critérios principais. O que pode permitir que você feche uma venda mais rápido. Mas, para isso é necessário que o comprador certo veja a foto certa.

Um comprador com esse perfil provavelmente imagina a sua vida em um imóvel com uma linda vista para uma paisagem atrativa. E pensa em coisas como:

  • Apreciar o pôr do sol tomando uma taça de vinho após o trabalho;
  • Tomar café da manhã na varanda enquanto assiste ao nascer do sol;
  • Ter uma linda visão do céu durante uma noite estrelada.

Muitas pessoas sonham com um estilo de vida assim. Pois, significa luxo, sofisticação, ou simplesmente uma melhor qualidade de vida.

Portanto, se o imóvel que você tem à venda oferece isso ao futuro comprador, destaque esse detalhe.

2. A foto de capa deve ser aquela que melhor vende o imóvel 

É comum que os corretores coloquem a foto da fachada do imóvel como foto de capa em seus portfólios de venda. Então, seguindo a mesma lógica, apresentam todos os aposentos do imóvel em sequência.

No entanto, essa não é a melhor forma de vender um imóvel. É importante considerar que as fotos certas vendem seus produtos imobiliários com muito mais facilidade. 

O melhor modo é utilizar como imagem de capa a foto que melhor vender o imóvel. Por exemplo, quando a suíte principal é o elemento que mais se destaca essa deve ser sua foto de capa. 

E dando continuidade,  a segunda foto deve ser o segundo elemento que melhor vender um imóvel. Ou seja, se a casa tem uma linda cozinha essa pode ser a próxima imagem, ao invés do hall de entrada.

Em outras palavras, sempre destaque os pontos fortes do imóvel, para só então apresentar as suas demais dependências.

3. O ângulo certo faz diferença 

É muito comum também fotografar o imóvel na altura dos olhos, mas, novamente,  nem sempre essa é a melhor escolha. Afinal, alguns cômodos ficam melhores fotografados de outros ângulos.

Ambientes estreitos, por exemplo, são melhor fotografados pelo ângulo de cima. Pois, assim você consegue mostrar o espaço todo.

Mas, se há um cômodo ou mais que possuem um lindo piso ou até mesmo detalhes de rodapé, o mais interessante é fotografar pelo ângulo de baixo. Porque assim é possível mostrar os detalhes que melhor vendem o local.

Portanto, na hora de fotografar os imóveis para vender considere esses detalhes e encontre o melhor ângulo primeiro.

4. Limpeza, decoração e luz são fundamentais para uma boa fotografia

A limpeza é um detalhe que conta muito na hora de fotografar Imóveis. Afinal, um ambiente limpo transmite a ideia de um imóvel bem cuidado.

E a decoração também faz diferença nas suas fotos de imóveis. Um ambiente bem decorado mexe com a imaginação dos compradores. Pois, essa é uma ótima forma de demonstrar possíveis usos para o ambiente. E despertar no usuário o maior desejo de viver ou trabalhar naquele espaço.

A luz também é outro detalhe importante. O ideal é que todos os ambientes que você fotografia estejam sempre muito bem iluminados. Além disso, existem diferentes formas de aproveitar a luminosidade para destacar um cômodo.

Você pode, por exemplo, aproveitar a luz de um dia ensolarado para fotografar uma bela sala de estar. Pode também utilizar uma luz suave para destacar o aconchego de um quarto. Ou, ainda, fotografar o ambiente com a luz dourada do entardecer e dar um toque romântico.

A decisão depende das suas estratégias de marketing imobiliário e também do perfil do público-alvo que você quer atingir.

5. Evite o tremido e foque na definição 

Para evitar o tremido e ter uma foto com boa definição a principal dica é ter um bom equipamento fotográfico. Afinal, é difícil substituir a qualidade de imagem que uma câmera profissional pode proporcionar.

Porém, é preciso lembrar que alguns celulares de modelos mais recentes tem ótimas câmeras também. Além de  muitos recursos para fotografar. Se esse não for o seu caso, considere investir na compra de um novo equipamento de fotografia.

Lembre-se que você fará uso frequente do equipamento. Portanto, esse investimento vale a pena. Também há algumas outras dicas que ajudam a conseguir uma foto bem definida:

  • Segure firme a câmera o celular antes de fotografar;
  • Revise suas fotos de imóveis e se necessário tire uma nova;
  • Evite subir no seu site imagens muito pesadas.

É importante que as fotos de imóveis tenham alta definição. Mas, não se esqueça que fotos muito pesadas demoram mais para carregar. E têm o mesmo efeito no carregamento do seu site para o usuário.

6. Cuidado com o flash

O uso do flash durante fotografias é muito comum. Porém, para fotos de imóveis esse é um recurso que deve ser usado com cuidado. Muitas vezes ele encobre a luz presente no ambiente, reflete em superfícies espelhadas e estraga as fotos.

Além disso, as fotos dos seus Imóveis devem passar uma imagem profissional. O que não combina com o uso do flash, que transmite uma sensação de amadorismo nas fotografias.

Esse é um detalhe importante para a experiência do usuário. Imagine que um comprador faz uma busca no Google e encontra o seu site mobiliário. Então, ele vai dar uma olhada nos imóveis que o interessam. E a primeira foto que vê é uma fotografia com flash quem encobre a luz ambiente. Com certeza não é uma primeira impressão muito boa.

Por esse motivo o ideal é fazer testes, o que inclui tirar fotografias de diferentes ângulos, revisar a iluminação, a nitidez e a qualidade da foto como um todo. Portanto, de preferência, use o flash somente quando realmente for necessário. E tome cuidado para que não prejudique a foto.

7. Faça fotos de imóveis panorâmicas

Uma foto panorâmica é uma ótima opção para apresentar casas amplas, terrenos grandes e outros lugares que precisam de uma fotografia maior para serem mostrados. Mas, Vale destacar que a foto panorâmica não é apenas uma imagem grande. Para produzir uma foto dessas é necessário várias outras fotografias.

Há vários motivos para usar uma panorâmica no seu marketing imobiliário e SEO para imobiliárias:

  • Permite uma maior imersão no ambiente
  • Ajuda o comprador a sentir-se dentro do imóvel;
  • Permite que o comprador imagine de forma mais clara com é viver naquele lugar;
  • Essa técnica ajuda os imóveis a parecerem mais espaçosos

Para fazer fotos panorâmicas você pode usar aplicativos nativos dos smartphones, como a Câmera Google do Android, Modo Panorama do iOS e Lumia câmera do Windows Phone. Depois de prontas, você ainda pode usar suas fotos de móveis panorâmicas para criar uma foto 360° lá no Facebook .

Dessa forma, seus anúncios nas redes sociais vão ficar muito mais atrativos. Você pode até utilizar um um gerenciador de anúncios para ajudar a administrar suas campanhas de marketing digital.

SEO para imobiliárias: 5 pontos fundamentais para otimização de fotos de imóveis 

Antes de tudo, para melhor otimizar suas fotos de imóveis, você deve se familiarizar com a interface do painel de controle do seu site e blog. Afinal, conforme o local onde o seu site está hospedado, esse painel pode ser um pouco diferente. Alguns locais de hospedagem para site de imobiliárias incluem o WordPress, a plataforma Imobiliária Ingaia e o Vista software.

Big Hub Imagem azul com arte gráfica escrito SEO

Esse primeiro contato permite que você adquira maior facilidade para configurar o SEO para imobiliárias das suas fotos de imóveis. Assim você pode conferir aspectos básicos, como onde se localiza o botão para subir as fotos, e os espaços para ajustes das imagens.

Com isso, será mais fácil e rápido aplicar as regras de SEO a seguir.

1. Nome e legendas

O nome do arquivo é o primeiro elemento para otimizar suas fotos de móveis. Para isso utilize o nome que represente o conteúdo da Imagem e contenha a palavra-chave do SEO.  Por exemplo: “casa-de-praia-vendas-imoveis-litoral-sp”.

Isso permite que o algoritmo do Google identifique o conteúdo da imagem. Portanto, tem um efeito positivo no SEO. Além disso, inserir uma legenda que menciona a palavra chave e explique o conteúdo da foto também ajuda.

2. Tamanho das fotos de imóveis

Como mencionamos, imagens muito pesadas demoram a carregar e derrubam pontos de SEO para imobiliárias para dificultar o carregamento do site. Mas, existem alguns locais na internet que permitem diminuir o tamanho do arquivo de imagem de forma gratuita, como o Resizepixel e o Compressjpeg.

Basta subir a imagem desejada e a ferramenta compacta o tamanho do arquivo para você. Depois, é só fazer o download e conferir a qualidade das fotos de móveis.

3. Texto alternativo ou Alt text

O Alt Text, ou texto alternativo, é a descrição do conteúdo da imagem. É um dos aspectos mais importantes na elaboração do SEO. Você encontra o espaço para colocar o alt text após subir a imagem no site.

Para elaborar um bom texto alternativo é importante mencionar a palavra-chave e descrever o conteúdo da imagem de forma breve. Por exemplo “casa de praia branca com quintal e churrasqueira”.

importante: você não precisa mencionar a palavra-chave em todas as suas descrições Alt Text, mas é importante não deixar nenhuma delas em branco.

4. URL das suas fotos para imóveis 

Toda foto que você carregar no seu site possui uma URL própria. Para vê-la basta acessar a sua biblioteca de mídia e clicar sobre uma imagem para abrir suas configurações.

Fotos de imóveis folha com a página inicial do Google impressa escrito SEO

Uma vez que você encontre esse link você pode editá-lo para otimizar o SEO das suas fotos de imóveis. É só inserir a palavra chave do SEO e organizar o endereço para que eu fique lógico, com conteúdo fácil de identificar.

Lembrando que você pode utilizar a URL onde quiser, como nas suas redes sociais. Pois, quando a pessoa clicar no link ela é relacionada diretamente para foto. Para fazer isso você só precisa copiar e colar o link onde quiser.

5. Dimensões da foto

O tamanho ou dimensão de uma foto é a sua largura e altura. As melhores fotos de móveis são aquelas com formato mais retangular. Pois, elas são favorecidas pelo Google no ranqueamento de imagens.

A proporção ideal é a de 4 por 3, um exemplo de imagem nesse formato são as fotos 1366 x 768. Essa é uma proporção fácil de identificar. Já que esse formato retangular é o mesmo que o YouTube e a televisão usam.

Para conferir se o formato escolhido fica bom no seu site você pode usar a opção de pré-visualização antes de publicar posts e outras páginas online.

Conclusão 

As imagens são fundamentais para geração de leads. No caso de corretores imobiliárias as fotos de imóveis adquire um caráter ainda mais relevante. Já que representa o primeiro contato do comprador com o imóvel na maioria dos casos.

Portanto, é imprescindível dedicar um tempo para otimização das suas fotos de imóveis. E com isso melhorar as suas estratégias de SEO para imobiliárias e destacar-se no marketing digital e no marketing Imobiliário.

No antigo de hoje conhecemos os principais aspectos da otimização de fotos para seu site. Porém, o SEO não contempla apenas a utilização de imagens.

Se você acha que esse é um tema relevante, é quer aprender mais sobre como o SEO pode ajudar a sua Imobiliária se destacar no mercado, clique aqui e deixe sua sugestão. Estamos prontos para atendê-lo esclarecer suas dúvidas!

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