Uma ferramenta poderosa, mas muitas vezes subutilizada pelas imobiliárias, é o Google Meu Negócio. Além de ser um recurso gratuito oferecido pelo Google, ele permite que sua empresa se destaque nas buscas locais. Dessa forma, facilita o contato com clientes e aumenta significativamente sua visibilidade online.
Neste texto, vamos explicar como você pode usar o Google Meu Negócio para gerar oportunidades para a sua imobiliária.
Qual é a função do Google Meu Negócio?
A função do Google Meu Negócio é proporcionar uma plataforma gratuita para empresas gerenciarem sua presença online no Google, incluindo a Busca e o Google Maps. Dessa forma, as empresas podem criar um perfil detalhado, onde é possível adicionar informações essenciais, como endereço, horário de funcionamento, telefone, site, e descrição dos serviços oferecidos.
Sua imobiliária se torna facilmente encontrada por clientes locais e ganha visibilidade nos resultados de pesquisa do Google relacionados à sua localização. Ou seja, pessoas que estão buscando por imóveis para compra ou locação na cidade, vão encontrar a sua imobiliária de forma mais rápida e prática.
Por que configurar a sua imobiliária com essa ferramenta?
O mercado imobiliário é competitivo e passa por constantes mudanças. Portanto, contar com ferramentas digitais que alavanquem os seus resultados pode ser uma boa estratégia.
Usar ferramentas como o Google Meu Negócio pode impulsionar seus resultados ao melhorar o SEO da sua imobiliária, ajudando-a a se destacar nas buscas locais e a conquistar mais clientes. Além disso, as avaliações de clientes satisfeitos fortalecem sua reputação online e como resultando, atrai novos negócios.
Siga essas dicas abaixo e aprenda a otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio para gerar oportunidades para a sua imobiliária:
1. Crie seu perfil no Google Meu Negócio
Primeiramente, é necessário criar um perfil no Google Meu Negócio. Visite o site do Google Meu Negócio, faça login com uma conta Google usada na sua imobiliária e siga os passos para adicionar sua empresa. Além disso, certifique-se de preencher todas as informações solicitadas, como nome da imobiliária, endereço, horário de funcionamento, telefone e site.
2. Comece a publicar
Use a função “Publicações” para compartilhar atualizações, ofertas especiais, eventos e notícias relevantes. Isso irá ajudar com o SEO e melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
Para publicar no Google Meu Negócio, entre no perfil da sua imobiliária, onde terá destacado um botão “Criar Postagem”.
Clique para adicionar uma foto e escolha a imagem desejada.
Digite o texto que deseja que apareça abaixo da imagem, aqui é importante usar as técnicas de SEO. Inclua um botão com um link para uma página de sua escolha, com opções como “Saiba mais”, “Reservar”, “Inscrever-se”, “Comprar”, ou “Salvar oferta”.
Antes de publicar, clique em “Visualizar” no canto superior direito da tela para conferir como ficará o post. Após a revisão, clique em “Publicar”.
3. Incentive seus clientes a avaliarem sua imobiliária
As avaliações são um dos aspectos mais importantes do Google Meu Negócio. Elas podem ser definidas por dois fatores: quantidade e qualidade.
Incentive seus clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas, já que elas aumentam a confiabilidade e influenciam na decisão de escolher a imobiliária. Para isso, a sua imobiliária precisa assumir um papel central na solicitação de avaliações, justamente para fazer com que elas se tornem constantes.
De modo geral, recomendamos que a avaliação seja solicitada em momentos onde o seu cliente apresente uma propensão maior a fazer uma boa avaliação. Isso pode acontecer antes, depois da venda ou durante o pagamento dos serviços ou produtos adquiridos pelos clientes.
Além disso, responda a todos os comentários, sejam eles positivos ou negativos. Isso demonstra que você valoriza o feedback e está comprometido com a satisfação do cliente.
4. Transforme avaliações negativas da sua imobiliária em avaliações 5 estrelas
Você sabia que, ao voltar ao link, seus clientes ainda terão acesso à mesma avaliação negativa que fizeram? No entanto, isso pode ser uma oportunidade para sua imobiliária. Ao receber uma avaliação negativa, acolha a necessidade do cliente. Por exemplo, entre em contato com ele por telefone, compreenda o problema e descubra como melhorar a experiência dele. Em seguida, é só enviar o link de avaliação novamente para ele e solicitar que ele reveja sua avaliação!
Além de melhorar sua reputação online, isso ainda servirá para você aprender mais sobre onde seu negócio ou sua equipe podem evoluir para oferecer um melhor serviço para seus clientes.
Entretanto, um detalhe importante é evitar tratar o assunto nos comentários do Google Meu Negócio. Sempre chame o cliente em uma conversa privada, preferencialmente presencial ou por telefone, resolva o problema e só aí envie o link para ele reavaliar sua empresa.
Além disso, é crucial garantir que todas as informações no seu perfil estejam sempre atualizadas. Por exemplo, mudanças no horário de funcionamento, novos serviços oferecidos ou qualquer alteração relevante devem ser refletidas imediatamente no seu perfil do Google Meu Negócio. Dessa forma, você evita confusões e mantém a confiança dos clientes.
Portanto, Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para qualquer imobiliária que deseja aumentar sua visibilidade online e atrair mais clientes. Ao criar, otimizar seu perfil, interagir com clientes e manter informações atualizadas, sua imobiliária estará bem posicionada para se destacar no mercado.
Não perca mais tempo e comece hoje mesmo a utilizar o Google Meu Negócio para gerar mais oportunidades e crescer sua carteira de clientes!