Seu site é o coração digital da sua imobiliária. É onde clientes em potencial buscam o imóvel dos sonhos, onde seus corretores direcionam contatos e onde a sua marca ganha visibilidade online. Com o mercado em constante evolução, é natural sentir a necessidade de modernizar sua presença digital – e isso geralmente significa um novo site.
Um site mais rápido, com design moderno e novas funcionalidades pode trazer muitos benefícios. No entanto, essa transição, se não for bem planejada, pode gerar dores de cabeça inesperadas, custando caro em termos de leads perdidos e visibilidade online.
Mudar de site não é apenas trocar a fachada da loja; é como mudar de endereço sem avisar todo mundo. Muita coisa pode se perder no caminho se você não tiver cuidado. Então, seja trabalhando com uma agência ou contratando uma plataforma como Kenlo, Universal Software, Vista, Superlógica ou outros, é preciso tomar certas precauções para evitar maiores dores de cabeça.
Os Riscos Ocultos de uma Mudança de Site Sem Planejamento
Você pode pensar que é só colocar o novo site no ar e pronto. Mas por baixo do capô, a internet funciona através de endereços (URLs) e mapas (o Google e outros buscadores indexando seu conteúdo). Quando você muda de site, a estrutura desses endereços muda drasticamente.

Pense nisso com o exemplo que você conhece:
- Seus Links Atuais Deixam de Funcionar: A URL de um imóvel no seu site antigo pode ser algo como: https://seusiteimoveis.com.br/comprar/casa/cidade/bairro/ID-DO-IMOVEL/
No novo site, que foi programado por outra empresa, essa estrutura da página dos imóveis certamente será diferente, talvez assim:
https://novositeimoveis.com.br/imovel/tipo-imovel-venda-bairro-cidade/NOVO-ID/
O que acontece?
- Links que você ou seus corretores compartilharam por WhatsApp, e-mail, redes sociais, etc., simplesmente param de funcionar.
- Clientes que salvaram links de imóveis de interesse vão clicar e encontrar um erro. A frustração pode fazê-los desistir.
- Links que você ou seus corretores compartilharam por WhatsApp, e-mail, redes sociais, etc., simplesmente param de funcionar.
- Seu Posicionamento no Google Cai (Temporariamente): O Google e outros buscadores como Bing “mapeiam” e indexam seu site, associando suas páginas a termos de busca relevantes (“apartamento 3 quartos [seu bairro]”, “casa para alugar [sua cidade]”, etc.).
Quando a estrutura do site muda completamente, é como se o Google perdesse o mapa antigo. Ele precisa “redescobrir” e indexar todo o conteúdo do zero. Isso inevitavelmente causa uma queda no seu ranking nos resultados de busca por um período, até que o Google entenda a nova estrutura e o valor do seu conteúdo novamente. - Suas Campanhas de Marketing Digital São Prejudicadas: Suas campanhas de Google Ads, Meta Ads (Facebook/Instagram) e outras, muitas vezes apontam para URLs específicas do seu site. Se essas URLs mudam ou deixam de existir, seus anúncios levam para páginas de erro ou imóveis errados.
- Você perde dinheiro com cliques que não levam a lugar nenhum se suas campanhas não forem ajustadas previamente.
- Mesmos as campanhas sendo ajustadas, as plataformas de anúncio (como Google Ads) precisam “reaprender” sobre o tráfego e as conversões no seu novo site, o que pode impactar a performance das campanhas e aumentar o custo por lead temporariamente.
- Você perde dinheiro com cliques que não levam a lugar nenhum se suas campanhas não forem ajustadas previamente.
Entendendo os impactos da troca, na segunda parte do post vamos a outra questão muito importante que é sobre qual tipo de solução adotar na troca.
Plataforma Pronta ou Desenvolvimento Customizado: Qual Caminho Seguir?
A decisão de como construir o novo site também é crucial e tem implicações nos custos, no tempo e na flexibilidade. Basicamente, existem dois caminhos principais:
- Plataformas prontas de sites imobiliários:
- Como funciona: você contrata um serviço que oferece um sistema e templates de site já formatados para o mercado imobiliário. Geralmente incluem sistemas de gestão de imóveis (CRM imobiliário) integrados.
- Prós:
- Implementação Rápida: O site pode ficar pronto em dias ou poucas semanas.
- Custo Inicial Menor: Normalmente envolve uma mensalidade ou anuidade, sem um alto investimento inicial de desenvolvimento.
- Manutenção e Atualizações: O provedor da plataforma geralmente cuida da infraestrutura, segurança e atualizações gerais do sistema.
- Funcionalidades: Como é um produto para o mercado imobiliário, ele tende a ter funcionalidades mais coerentes com este segmento.
- Como funciona: você contrata um serviço que oferece um sistema e templates de site já formatados para o mercado imobiliário. Geralmente incluem sistemas de gestão de imóveis (CRM imobiliário) integrados.
Os itens acima não são uma certeza. Já vimos por aí alguns produtos que não atendem às demandas básicas do segmento e com várias inconsistências. Então é sempre importante ficar atento e conferir se os recursos atendem às necessidades da sua imobiliária e do seu público.
- Contras:
- Menor Flexibilidade: A personalização de design e funcionalidades pode ser limitada aos recursos oferecidos pela plataforma.
- Dependência do Fornecedor: Você fica “preso” à estrutura e regras da plataforma escolhida.
- SEO Compartilhado: Se a estrutura da plataforma não for otimizada ou se muitos sites nela forem parecidos, pode haver desafios de diferenciação em SEO.
- Menor Flexibilidade: A personalização de design e funcionalidades pode ser limitada aos recursos oferecidos pela plataforma.
- Desenvolvimento Customizado (Agência ou Desenvolvedor):
- Como funciona: Você contrata uma empresa ou profissional para construir um site do zero, sob medida para suas necessidades e especificações.
- Prós:
- Controle Total: Design 100% exclusivo e funcionalidades desenvolvidas especificamente para o seu negócio.
- Otimização para SEO: Potencial para criar uma estrutura altamente otimizada para buscadores desde o início.
- Escalabilidade: O site pode crescer e se adaptar às suas futuras necessidades sem grandes limitações.
- Como funciona: Você contrata uma empresa ou profissional para construir um site do zero, sob medida para suas necessidades e especificações.
Um ponto-chave para isso tudo que foi listado acima fazer sentido é a expertise da empresa que está construindo o site com o mercado imobiliário (o que é bem difícil). Além disso, a expertise sua e da sua equipe em validar a implementação destas funcionalidades para garantir que elas realmente atendam às necessidades do seu segmento.
- Contras:
- Custo Inicial Mais Alto: O investimento inicial em desenvolvimento é significativamente maior.
- Tempo de Desenvolvimento: Leva mais tempo para ser construído, geralmente meses.
- Manutenção e Atualizações: A responsabilidade pela manutenção, segurança e novas funcionalidades pode recair sobre você ou exigir contratos de serviço contínuos.
- Atualizações críticas: mudanças críticas como atualizações nos mecanismos de buscas, novos dispositivos ou tecnologias (como agora as IAs), entre outras, demandam que você saiba quando isso acontece e a necessidade de atualização do seu site. Requer então um grande conhecimento técnico e acompanhamentos que você provavelmente não terá tempo para isso.
- Custo Inicial Mais Alto: O investimento inicial em desenvolvimento é significativamente maior.
Independentemente da sua escolha (Plataforma ou Customizado), os cuidados com a transição são FUNDAMENTAIS!
Como Mudar de Site Sem Perder Tudo? O Planejamento é Chave

A boa notícia é que os riscos de perder links, SEO e performance de campanha podem ser minimizados com planejamento e execução técnica adequada.
- Comunicar Sua Equipe de Marketing (ou Agência) COM ANTECEDÊNCIA: Esta comunicação é vital. Sua equipe ou agência precisa saber do cronograma da mudança para se preparar:
- Ajustar ou pausar campanhas de anúncio durante a transição.
- Atualizar todos os links nas campanhas após o lançamento.
- Monitorar de perto o desempenho do site e das campanhas após a mudança.
- Criar o plano de redirecionamento 301.
- Ajustar ou pausar campanhas de anúncio durante a transição.
- Estar Preparado Para Uma Queda Temporária: Mesmo com todo o cuidado, é realista esperar uma pequena flutuação inicial no tráfego orgânico e nas conversões. O período de adaptação do Google e das plataformas de anúncio é natural. O importante é que essa queda seja mínima e a recuperação aconteça o mais rápido possível, o que só é garantido com o planejamento e execução dos passos anteriores.
- Mapeamento de URLs (Redirecionamento 301): Este passo na maioria das vezes não é possível, mas é algo que deve ser considerado junto à empresa responsável pelo novo site. Antes de lançar o site, é preciso fazer um “mapa” de CADA página importante do site antigo (imóveis, páginas institucionais, bairros, etc.) e associá-la à sua respectiva NOVA URL no site novo. Em seguida, configurar o que chamamos de Redirecionamento 301. Isso é como colocar uma placa no antigo endereço dizendo: “Eu me mudei para este novo endereço aqui”. Isso garante que:
- Quando alguém clicar em um link antigo, seja automaticamente levado para a página correspondente no novo site.
- O Google entenda que a página apenas mudou de endereço e transfira a “autoridade” e o ranking da página antiga para a nova.
- Quando alguém clicar em um link antigo, seja automaticamente levado para a página correspondente no novo site.
Conclusão
Mudar o site da sua imobiliária é um passo estratégico importante para o crescimento do seu negócio. No entanto, não subestime a complexidade da transição técnica.
Não encare a mudança de site apenas como um projeto de design ou tecnologia. É um projeto de marketing digital e vendas que impacta diretamente sua visibilidade e capacidade de gerar leads.
Invista tempo no planejamento, trabalhe em conjunto com seus fornecedores de site e sua equipe de marketing (ou agência de marketing imobiliário) para garantir que a transição seja suave, protegendo seus links valiosos, seu posicionamento no Google e a performance das suas campanhas. Assim, seu novo site será o catalisador de crescimento que você espera, e não uma fonte de problemas.