Como as fotos dos imóveis geram leads para imobiliárias

Para o Marketing Imobiliário, a qualidade das fotos de cada imóvel no site de uma imobiliária faz toda a diferença na negociação entre comprador e vendedor

As fotos de imóveis representam um ponto central em qualquer estratégia de vendas e marketing imobiliário. A qualidade delas e a forma como são carregadas no site da sua imobiliária pode fazer a diferença no fechamento de um negócio. Portanto, profissionais do setor imobiliário precisam conhecer mais de perto os detalhes sobre otimização de imagens em sites e também sobre como tirar boas fotos de imóveis.

Para impulsionar o seu site e gerar um número muito maior de visitantes, leads e, consequentemente, conversões em vendas, você precisa trabalhar muito bem o seu SEO – Search Engine Optimization, em português, otimização de mecanismos de busca.

Em resumo, um bom trabalho de SEO faz com que o seu site esteja na primeira página da pesquisa de uma pessoa sobre determinado assunto, dependendo das palavras-chave usadas no seu conteúdo e na pesquisa do usuário.

 

Como na Internet existem quase 2 bilhões de sites, estar entre os primeiros no momento que uma pessoa pesquisar “apartamento 4 quartos no bairro X” é crucial para largar na frente dos seus concorrentes. De acordo com a edição de 2013 da Think with Google, 56% do processo de escolha de um imóvel acontece pela internet.

Usar essa técnica a seu favor pode gerar muitas dúvidas. Afinal, como escolher boas fotos de imóveis e otimizar elas no seu site? Muitas imobiliárias e corretores acreditam que é necessário um nível avançado de conhecimento técnico no assunto. Mas, na verdade, não é tão essencial assim.

Foi pensando nisso que preparamos esse guia sobre como otimizar fotos de imóveis e melhorar o seu marketing imobiliário. Vamos lá? 

 

Porquê escolher as fotos certas é importante para gerar mais leads para a sua imobiliária

Big Hub Apartamento com sala espaçosa
Uma sala espaçosa e bem decorada

 

A escolha das fotos certas é um ponto importante para o conteúdo do seu site, visto que elas tem grande poder de atração perante o usuário interessado em adquirir um novo imóvel.

Contudo, é necessário buscar a mais alta qualidade possível de fotos para despertar o desejo do cliente em agendar uma visita. Elas podem ser a diferença entre o cliente sair de casa para negociar um imóvel com você ou desistir da compra.

Um site de fácil acessibilidade para o usuário, com um estoque atrativo, boas fotos e descrições detalhadas sobre os imóveis, agrega mais valor ao seu portfólio de vendas e faz com que o cliente fique mais tempo buscando imóveis no site. Quanto mais tempo ele ficar no seu site, mais chance você tem de ele se tornar um lead real.

Contudo, além da qualidade, você precisa saber como inserir a foto da forma correta no seu site para que ela apareça nos resultados das buscas feitas no Google. O Google Imagens, por exemplo, oferece um link que permite que o usuário clique e seja redirecionado para o site onde a foto está.

Ou seja, se um possível comprador encontrar uma foto de imóvel disponível no seu site dessa forma, ele será redirecionado na hora, assim que clicar. E uma foto com um bom SEO para imobiliárias e que chame atenção para o imóvel é o chamariz perfeito para atrair tráfego adicional ao seu site.

 

7 pontos fundamentais ao fotografar um imóvel 

 

No Marketing Imobiliário, o processo até a materialização das fotos é também um ponto de atenção. É importante entender que o simples ato de fotografar um ambiente, pode não retratá-lo da maneira como ele é ao vivo.

Capturar a magia do imóvel é o que realmente atrai a atenção de quem está interessado em comprar ou alugar. Pense que uma pessoa que está procurando um imóvel pela internet quer se sentir naquele lugar e sentir que realmente vale o esforço e tempo dela conhecer algo que ela já demonstrou interesse.

Mas tudo isso começa a partir da foto e de todo um planejamento, menor ou maior, para convencer uma pessoa a visitar o imóvel e ter uma noção muito maior de como ele é. Então, veja em seguida os pontos fundamentais ao fotografar um imóvel.

 

1. A vista importa para o marketing imobiliário

Não é apenas o design, a decoração, a funcionalidade e o conforto que importam para os compradores. As pessoas também gostam de saber qual a vista de suas janelas.

 

Big Hub Apartamento de sala com vista para o mar Um apartamento com vista para o mar.

Para alguns compradores que buscam imóveis em regiões específicas, a vista pode até ser um dos critérios principais na sua lista de desejos. E pode até influenciar diretamente na condução do negócio. Mas, para isso é necessário que o comprador certo veja a foto certa.

Um comprador com esse perfil provavelmente imagina a sua vida em um imóvel com uma linda vista para uma paisagem atrativa. E pensa em coisas como:

  • Apreciar o pôr do sol tomando uma taça de vinho após o trabalho;
  • Tomar café da manhã na varanda enquanto assiste ao nascer do sol;
  • Ter uma linda visão do céu durante uma noite estrelada.

Muitas pessoas sonham com um estilo de vida assim, que transmita luxo, sofisticação, ou simplesmente uma melhor qualidade de vida.

Portanto, se o imóvel se destaca por uma bela vista, ofereça a melhor foto possível para passar esta sensação ao seu futuro comprador.

 

2. A foto de capa deve ser aquela que melhor vende o imóvel 

É comum que os corretores coloquem a foto da fachada do imóvel como foto de capa em seus portfólios de venda. Então, seguindo a mesma lógica, apresentam todos os aposentos do imóvel em sequência.

No entanto, essa não é a melhor forma de vender um imóvel. É importante considerar que as fotos certas vendem seus produtos imobiliários com muito mais facilidade. 

O melhor modo é utilizar, como imagem de capa, a foto que melhor vende o imóvel. Por exemplo, quando a suíte principal é o elemento que mais se destaca, essa deve ser sua foto de capa. 

E dando continuidade, a segunda foto deve ser o segundo elemento que melhor vender um imóvel. Por exemplo, se a casa tem uma linda cozinha essa pode ser a próxima imagem, ao invés do hall de entrada.

Em resumo, sempre destaque os pontos fortes do imóvel, para só então apresentar as suas demais dependências.

 

3. O ângulo certo faz diferença 

É muito comum também fotografar o imóvel na altura dos olhos, mas alguns cômodos ficam melhores fotografados de outros ângulos.

Ambientes estreitos, por exemplo, são melhor fotografados pelo ângulo de cima. Pois, assim você consegue mostrar o espaço todo.

Mas, se há um cômodo ou mais que possuem um lindo piso ou até mesmo detalhes de rodapé, o mais interessante é fotografar pelo ângulo de baixo. Porque assim é possível mostrar os detalhes que melhor vendem o local.

Portanto, na hora de fotografar os imóveis para vender, considere esses detalhes e encontre o melhor ângulo primeiro. Lembre-se que ângulos mais abertos mostram mais a realidade do imóvel.

 

4. Limpeza, decoração e luz são fundamentais para uma boa fotografia

A limpeza é um detalhe que conta muito na hora de fotografar imóveis. Afinal, um ambiente limpo transmite a ideia de um imóvel bem cuidado.

Já a decoração também faz diferença nas suas fotos de imóveis, pois mexe com a imaginação dos compradores, já que é uma ótima forma de demonstrar possíveis usos para o ambiente e despertar no usuário o maior desejo de viver ou trabalhar naquele espaço.

A luz também é outro detalhe importante. O ideal é que todos os ambientes que você fotografe estejam sempre muito bem iluminados. Além disso, existem diferentes formas de aproveitar a luminosidade para destacar um cômodo.

Você pode, por exemplo, aproveitar a luz de um dia ensolarado para fotografar uma bela sala de estar. Pode também utilizar uma luz suave para destacar o aconchego de um quarto. Ou ainda, fotografar o ambiente com a luz dourada do entardecer e dar um toque romântico.

A decisão depende das suas estratégias de marketing imobiliário e também do perfil do público-alvo que você quer atingir.

 

5. Evite o tremido e foque na definição 

Para evitar o tremido e ter uma foto com boa definição, a principal dica é ter um bom equipamento fotográfico. Afinal, é difícil substituir a qualidade de imagem que uma câmera profissional pode proporcionar.

Porém, é preciso lembrar que alguns celulares de modelos mais recentes tem ótimas câmeras também, além de  muitos recursos para fotografar. Também há algumas outras dicas que ajudam a conseguir uma foto bem definida:

  • Limpe bem a lente da câmera ou celular antes de fotografar;
  • Escolha bem os ângulos das fotos e, se possível, teste bem antes;
  • Segure firme a câmera ou celular antes de fotografar;
  • Revise suas fotos de imóveis e, se necessário, tire uma nova;
  • Evite subir no seu site imagens muito pesadas.

É importante que as fotos de imóveis tenham alta definição. Mas, não se esqueça que fotos muito pesadas demoram mais para carregar e pode fazer com que o usuário não espere e saia logo do seu site.

 

6. Cuidado com o flash

O uso do flash durante as sessões fotográficas é muito comum. Porém, para fotos de imóveis esse é um recurso que deve ser usado com cuidado. Muitas vezes, ele encobre a luz presente no ambiente, reflete em superfícies espelhadas e até arruinar as fotos, podendo causar uma impressão ruim no comprador.

Por esse motivo o ideal é fazer testes, o que inclui tirar fotografias de diferentes ângulos, revisar a iluminação, a nitidez e a qualidade da foto como um todo e só assim pensar em usar o flash, quando realmente for necessário. 

 

7. Faça fotos de imóveis panorâmicas

Uma foto panorâmica é uma ótima opção para apresentar casas, salas e apartamentos amplos. Há vários motivos para usar uma panorâmica no seu marketing imobiliário e SEO para imobiliárias:

  • Permite uma maior imersão no ambiente
  • Ajuda o comprador a sentir-se dentro do imóvel;
  • Permite que o comprador imagine de forma mais clara com é viver naquele lugar;
  • Essa técnica ajuda os imóveis a parecerem mais espaçosos.

Dessa forma, seus anúncios nas redes sociais ficarão muito mais atrativos. Você pode até utilizar o gerenciador de anúncios para ajudar a administrar suas campanhas de marketing digital no Facebook.

 

Conclusão 

As imagens são fundamentais para geração de leads. No caso de corretores e imobiliárias, as fotos de imóveis adquirem um caráter ainda mais relevante. Elas representam o primeiro contato do comprador com o imóvel, na maioria dos casos.

Portanto, é imprescindível dedicar um tempo para otimização das suas fotos de imóveis. Dessa forma, você pode melhorar as suas estratégias de SEO para imobiliárias e destacar-se no marketing digital e no marketing Imobiliário e em seus resultados de venda.

No artigo de hoje, conhecemos os principais aspectos da otimização de fotos para seu site. Porém, o SEO não contempla apenas a utilização de imagens.

Se você acha que esse é um tema relevante, e quer aprender mais sobre como o SEO pode ajudar a sua Imobiliária se destacar no mercado, clique aqui e deixe sua sugestão. Estamos prontos para atendê-lo e esclarecer suas dúvidas!

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